terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Coração de Tinta (Critica)


Coração de tinta é um filme excelente com ótimos toques de conto de fadas, no entanto não prega o final clichê "Felizes para sempre". Brendam faz o papel de Mortmer um "Médicos de livros como é chamado". Ele e sua filha Meg tem uma imensa paixão pelos livros entretanto, essa não é a única característica que Mortimer e Meg tem em comum. Ambos tem o poder de trazer os personagens dos livros á vida.

Ao assistir "Coração de Tinta" tive uma imensa vontade de criar um mundo só meu, mas como não é possivel isso no mundo real deixa pra lá. Não posso contar em detalhes o que acontece no filme, mas devo dizer que é uma obra inteligente cheia de ação e aventura. Brendan em particular, faz uma ótima atuação aqui. Os personagem em geral tem uma ótima quimica...No entanto, a unica personagem que as vezes dá vontade de esganar e a tia-ávo de Meg que tem fixação pelos livros. Seu temperamento introspectivo dá o ar no começo do filme de ignorância a Meg mas isso é intendivel já que ela pensa que sua irmã desapareceu em busca de Aventuras quando na verdade entra no próprio livro em que o marido estava lendo. 

Outro personagem que é bem interessante é "Dedo empoeirado" que só pensa em voltar para o conforto de sua casa. Porém após conhecer Mortimer e Meg ele decide ajudá-los. O Personagem de "Dedo empoeirado" tem o seu lado egoísta e mesquinho no decorer do filme sim, mas aos poucos o Telespectador vê que ele tem um lado humano e sincero e que é uma pessoa além das aparências. 
Unkelheart tem um lado que mistura contos de fadas com realidade. Na verdade tem ótimos pontos no filme em que você pensa "O que vai acontecer em seguida?"  te prende do começo ao fim e não deixa perguntas sem respostas. O que você deve estar se perguntando é o seguinte: "Mas e o vilão do filme?" isso eu realmente não posso revelar porque iria perder toda a graça, mas ele é tão materialista e repulsivo que todas as pessoas que verem o filme vão adorar odiá-lo. Sua personalidade mesquinha faz o telespectador pensar: "Por que ele faz isso?" Porém o lado desse vilão é entendível também, pois ele está cansado de viver a sua vida inteira nos livros e pretende se tornar mortal. Mesmo que para isso não tenha que medir as consequências. 

A personagem de Meg é uma menina doce e delicada, todavia a menina sente um enorme vazio sem saber o que aconteceu com sua mãe. Protegida pelo pai ela está sempre em seu próprio mundo. Mundando de cidade em cidade, é dificil eles morarem em um lugar apenas. Por isso a jovem sempre foi educada em casa. 

O personagem Mortimer sempre adorou ler livros e lia todas as vezes que sua esposa e sua filha pediam, mas quando pegou o livro coração de tinta para ler, ele ia percebendo que as coisas do livro que lia ganhavam vida e acabou trazendo coisas do livro e perdendo sua esposa para dentro dele. Com o medo de que o mesmo fato ocorrece com Meg sua filha, ele proibe a menina de ler qualquer livro em voz alta. Por esse fato o "Medico de livros" ficou conhecido como "Lingua encantada". Superprotetor ele luta contra o tempo para impedir que sua esposa fique no livro para sempre. Decidido e determinado ele faz das tripas o coração para que o feitiço seja revertido. O que é bem notório ao longo do filme, é o carinho com que ele trata a filha. Mostrando que mesmo com um problemão ele não deixa a petéca cair.
Alusões sobre outros clássicos também são colocados em evidências aqui. Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho vermelho fazem uma visitinha entre um ponto e outro da história. Garanto que você vai reconhecer esses e outros personagem mais que aparecem durante o filme

"Coração de tinta", é divertido e inteligente. Um filme que vale a pena ver com a familia reúnida, porém foge do estilo de filminho de sessão da tarde. Uma das melhores obras-primas do cinema já feitas. 

(Criador de Texto: Eduardo T. J. C)




Nenhum comentário:

Postar um comentário